segunda-feira, 22 de setembro de 2008

TDA 2005 - 40 watts rms

Vou começar adicionando um projeto bastante interessante que montei que é baseado no TDA 2005. Esse projeto foi retirado de um site estrangeiro na Internet : www. circuit-projects.com
Esse circuito integrado, segundo o datasheet, fornece uma potência de 20 watts rms em 2 ohms, caso você o utilize em ponte, ou 10+10 watts rms, também em 2 ohms, caso você o utilize na versão stereo. Vale salientar que, a maioria dos CI's amplificadores de audio especificam suas potências com 10% de distorção, ou seja, esse 20 watts são com 10% de distorção, o que se torna impossível de ouvir. Você deve considerar uma potência de audio audível, em termos de qualidade, menor quando montar amplificadores baseados em CI's.
No caso desse projeto, que já é uma versão stereo, ele utilizou 2 tda 2005 em ponte, o que garante uma potência de 40 watts rms em 2 ohms e com 10% de distorção.
A alimentação desse CI é feita com fonte simples e vai até 18 volts.
Esse circuito integrado foi muito utilizado em rádios toca-fitas antigos para carros.
Aqui vai o projeto dele, a placa de circuito impresso e a disposição dos componentes na placa.
A lista de componentes você pode pegar pelo próprio esquema do amplificador.
O layout está pronto para ser feito utilizando o processo térmico de confecção de placas de circuito impresso, mas nada impede que você o desenhe com a caneta para retroprojetor, só não se esqueça que o lado das trilhas no desenho é o lado dos componentes.



O funcionamento dele é bom porém, esse é um projeto não dá uma excelente qualidade, haja vista, que o CI trabalha em classe B. Pode ser muito útil para aqueles que querem amplificar o som do computador ou do mp3. Não precisa acrescentar um preamplificador, ele já tem sensibilidade suficiente para você ligar direto o mp3 na entrada, por exemplo.
Dúvidas, mandem msg!
Abraçosss!
Rodrigo.

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

montei esse projeto tambem so tive que alterar alguns valores de componentes por nao encontrar no mercado o projeto funcionou perfeitamente o nivel de som foi supreendente a qualidade foi bem satisfatoria

ViTOoR disse...
Este comentário foi removido pelo autor.